O mundo perdeu a mente mais brilhante do seu tempo. O físico Stephen Hawking, conhecido por escrever os livros Uma Breve História do Tempo e O Universo em Uma Casca de Noz, faleceu aos 76 anos.

Hawking morreu pacificamente em sua casa em Cambridge (Inglaterra), segundo informações da TIME.

O físico foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS, na sigle em inglês) aos 21 anos, e desafiou o prognóstico dos médicos ao viver mais de cinco décadas com a doença, considerada normalmente fatal.


10 famosos que tiveram suas carreiras interrompidas por doenças

Desde 1985, Hawking se movia com uma cadeira de rodas, e falava através de um computador, com uma voz robótica – mas não deixou de ensinar, escrever e teorizar até o fim da vida.

Hawking foi tema do filme A Teoria de Tudo, estrelado por Eddie Redmayne, que venceu o Oscar pelo papel. Reagindo à morte do cientista, o ator comentou (via Deadline): “Nós perdemos uma mente realmente linda, um cientista impressionante e o homem mais engraçado que eu tive o prazer de conhecer. Meu amor e pensamentos estão com sua extraordinária família”.

Outra homenagem veio do elenco de The Big Bang Theory, sitcom na qual Hawking fez diversas participações: “Em memória afetuosa de Stephen Hawking. Foi uma honra ter ele em The Big Bang Theory. Obrigado por nos inspirar e inspirar o mundo”.