Poucos cinéfilos negariam que David Lynch é um dos diretores mais aclamados das últimas décadas. Seu impactante e enigmático longa Cidade Dos Sonhos, de 2001, chegou a ser eleito o melhor filme do século 21 por um time de críticos de cinema de todo o mundo.

Lynch está em evidência especial atualmente devido ao retorno da série cult Twin Peaks. Mas há 11 anos não lança um filme. O último foi Império dos Sonhos, de 2006. E os fãs do cineasta fazem bem em não alimentar qualquer expectativa de ver um novo longa-metragem seu nos cinemas: em entrevist à Sydney Morning Herald, ele declarou que nunca mais fará outro filme.

“As coisas mudaram muito”, disse Lynch. “Tantos filmes não estão indo bem nas bilheterias, mesmo que possam ser grandes filmes, e as coisas que estão indo bem nas bilheterias não são do estilo que eu gostaria de fazer”, explicou. Questionado se, portanto, Império dos Sonhos seria seu último filme, Lynch respondeu: “Sim, é”.


Contudo, no embalo do retorno de Twin Peaks e considerando as mudanças no mercado audiovisual mencionadas pelo diretor, não parece improvável que ele retorne com uma nova série. Aos fãs, resta aguardar. Enquanto isso, podem rever suas obras antigas, que certamente permitem várias releituras diferentes.