O casal protagonista de O Segredo de Brokeback Mountain poderia ter sido Brad Pitt e Leonardo DiCaprio. Quem revelou a informação foi Gus Van Sant, primeiro diretor que havia sido contratado para o filme lançado em 2005.

Para o Indie Wire, Van Sant ainda contou o motivo de ter desistido do projeto, que depois seria aclamado pela crítica com a direção de Ang Lee. A desistência tem ligação com o fato de muitos astros da época não terem aceitado protagonizar o longa.

“Ninguém queria fazer. Eu estava trabalhando nele e eu senti que eu precisava de um elenco forte, um elenco realmente famoso. Isso não funcionou. Pedi para os nomes de sempre: Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Ryan Phillippe. Todos disseram não”, afirmou o diretor.


Matt Damon e Joaquin Phoenix quase estrelaram O Segredo de Brokeback Mountain

A informação foi confirmada pela própria roteirista do longa Diana Ossana. Para o site, a escritora afirmou que todos deram “variadas razões” para não participar do filme.

Ainda em outra entrevista, ao The Hollywood Reporter, Ossana revelou que Joaquin Phoenix também quase fez o filme.

No fim das contas, Heath Ledger e Jake Gyllenhaal assumiram os papéis principais. O filme colocou o nome deles no estrelato, principalmente por terem sido indicados ao Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante.