Os fãs finalmente tiveram o título do Episódio IX com Star Wars: A Ascensão Skywalker, iniciando uma onda de teorias para saber quem é o Skywalker do título, se é que há algum especificamente.

Em entrevista ao Yahoo, o diretor J.J. Abrams e a produtora Kathleen Kennedy comentaram sobre o título, e seu significado.

“No que diz respeito a títulos, esse filme tinha uma responsabilidade esquisita. Tinha que ser não apenas o título de três filmes, mas nove, e a ideia de incorporar histórias que vieram antes é – estranhamente – a história do filme”, diz Abrams.


“A Ascensão de Skywalker. Não responde nada. É provocativo. Ele faz perguntas e pode significar muitas coisas diferentes. Eu acho que isso é importante para nós. Não queríamos um título que parecesse contar a história. Ao mesmo tempo, precisa ser emocionante, o que é um desafio. E eu acho que a palavra Skywalker captura todos esses 40 anos que vieram antes”, complementa Kathleen Kennedy.

Star Wars: A Ascensão Skywalker traz veteranos da franquia como Carrie Fisher (que terá imagens de arquivo utilizadas), Mark Hamill, Billy Dee Williams e Anthony Daniels.

Eles se juntam ao elenco formado por Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Kelly Marie Tran, Matt Smith, Naomie Ackie, Dominic Monaghan, Keri Russell e Joonas Suotamo.

J.J. Abrams (Star Wars: O Despertar da Força) retorna para a cadeira de direção. Ele também assina o roteiro, ao lado de Chris Terrio (Liga da Justiça).

Star Wars: A Ascensão Skywalker, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de dezembro.