No final de Thor: Ragnarok, Loki finalmente ficou ao lado de Thor enquanto eles contemplavam uma viagem de volta à Terra antes da chegada de Thanos.

O momento foi seguido pela sequência inicial de Vingadores: Guerra Infinita, onde Thanos encontra a nave, mata Loki e os outros sobreviventes de Asgard, pega a Joia do Espaço e vai embora.

No entanto, novas artes conceituais apresentadas no livro The Art of Avengers: Endgame mostra que esse nem sempre foi o plano.


As imagens de Tim Hill ilustram como Vingadores: Guerra Infinita planejava pegar Loki com base em um rascunho alternativo de Thor: Ragnarok.

“Em um rascunho alternativo de Thor: Ragnarok, o clímax do filme teve um caminho diferente para Loki. Depois de tirar o Tesseract do cofre do palácio asgardiano, ele decidiu fugir da nave de refugiados, em vez de ajudar Thor a realocar os cidadãos deslocados de Asgard.

Em Vingadores: Guerra Infinita o público descobriria que Loki viajou para Jotunheim para esconder tanto o Tesseract quanto ele de Thanos. O Titã Louco o encontra de qualquer maneira. Nesta versão alternativa, o destino de Loki teria permanecido o mesmo: cair nas mãos de Thanos.”

Vingadores: Ultimato chegou aos cinemas em 25 de abril deste ano, e alcançou a maior bilheteria da história do cinema, faturando US$ 2,796 bilhões.