Karatê Kid 4 – A Nova Aventura revelou que Daniel LaRusso (Ralph Macchio) não foi o primeiro aluno do Sr. Miyagi (Noriyuki “Pat” Morita). Na verdade, Miyagi treinou seu melhor amigo durante a Segunda Guerra Mundial, décadas antes de Daniel nascer.

Karatê Kid 4 – A Nova Aventura, de 1994, é a terceira sequência do original de 1984 e apresenta novas informações básicas sobre o Sr. Miyagi, bem como sua nova protegida, Julie Pierce (Hilary Swank).

Karatê Kid 4 – A Nova Aventura se passa dez anos depois que Miyagi conheceu Daniel-san em San Fernando Valley, em Los Angeles, e treinou o adolescente para derrotar os membros do Cobra Kai.


Neste novo capítulo, Miyagi viajou para Boston para receber uma homenagem presidencial: sua unidade nipo-americana da Segunda Guerra Mundial, o 442º Regimento de Infantaria, foi reconhecida em uma cerimônia de pompa e circunstância.

Miyagi, um vencedor anterior da Medalha de Honra, recebeu a comenda ao lado de Louisa Pierce (Constance Towers), a viúva do Tenente Jack Pierce, um dos oficiais comandantes da unidade.

Enquanto permanecia em Boston, o Sr. Miyagi conheceu Louisa e a neta de Jack, Julie, que ficou órfã depois que seus pais morreram em um acidente de carro. Julie estava destituída de tristeza e raiva, então Miyagi decidiu cuidar dela.

Quando o sensei soube que Julie havia aprendido caratê com seu avô, Miyagi teve um interesse especial e decidiu continuar seu treinamento em caratê Miyagi-Do.

Os fãs de Karatê Kid acreditavam anteriormente que o Sr. Miyagi não treinava ninguém no caratê antes de conhecer Daniel LaRusso, já que o japonês idoso tinha sido um solitário muito reservado durante a maior parte de sua vida.

Mas Karatê Kid 4 – A Nova Aventura revelou que o jovem Miyagi teve um aluno anterior: o Tenente Jack Pierce. Como Miyagi disse a Julie, seu avô salvou a vida de Miyagi durante a Segunda Guerra Mundial.

Para recompensá-lo, Miyagi treinou Jack no caratê Miyagi-Do, e Jack “amava caratê”. Em 1944-1945, Miyagi tinha apenas 19 ou 20 anos e acabara de fugir de Okinawa para os Estados Unidos em 1940 para evitar uma luta até a morte com Sato Toguchi (Danny Kamekona), seu amigo mais antigo que se tornou rival.

Como Miyagi era tão jovem, Jack Pierce foi muito provavelmente a primeira pessoa que ele treinou no caratê Miyagi-Do, que Miyagi aprendeu com seu pai.

O primeiro aluno

Quando Julie disse ao Sr. Miyagi que seu pai lhe ensinou caratê quando ela era pequena, o que ele aprendeu com seu pai Jack, isso acendeu o desejo do sensei de continuar o treinamento da adolescente, especialmente porque Miyagi tinha dificuldade em alcançá-la e quebrar sua raiva.

Afinal, como Julie já havia aprendido Miyagi-Do, isso essencialmente significava que ela já era aluna de Miyagi indiretamente.

Na verdade, Julie trouxe várias vantagens que Daniel-san não trouxe; Pierce era consideravelmente mais naturalmente atlética do que LaRusso e, como ela já havia aprendido o básico, Miyagi não era obrigado a começar do zero como fez com Daniel.

Os métodos de treinamento de Miyagi para Julie, especialmente quando eles passaram duas semanas em um monastério budista, eram mais avançados e mais esotéricos do que como ele ensinou Daniel.

Como os fãs de Karatê Kid sabem, o Sr. Miyagi estava hesitante em se envolver nos problemas de Daniel e treiná-lo, e foi só depois que Miyagi percebeu quanta adversidade LaRusso enfrentou com Cobra Kai que ele escolheu o garoto como seu aluno.

Caso contrário, o Sr. Miyagi não desejava treinar ninguém no caratê de sua família, já que na verdade ele detesta a violência e se arrepende de cada vez que teve de recorrer a ela.

Mas em Karatê Kid 4 – A Nova Aventura, Miyagi era um homem diferente que encontrou sua vida enriquecida por conhecer Daniel; LaRusso havia se tornado mais do que seu aluno e era seu amigo mais próximo e Miyagi esperava forjar o mesmo vínculo com Julie.

Dez anos depois de conhecer LaRusso, o Sr. Miyagi estava mais aberto à ideia de treinar Julie Pierce em Karatê Kid 4 – A Nova Aventura, e continuou como aprender caratê Miyagi-Do é um ato geracional passado de pai para filho.