O filme Bob Esponja: O Incrível Resgate pode ser uma agradável diversão para este ano que vivemos, mas também serve a um propósito na criação de uma nova série de TV de 2021.

O prelúdio Kamp Koral: SpongeBob’s Under Years vai estrear em 2021 no recém-rebatizado Paramount Plus (anteriormente CBS All Access), antes de uma exibição posterior na Nickelodeon, e marca o primeiro derivado de Bob Esponja.

A série se passa em um acampamento de verão chamado Acampamento Coral, onde um Bob Esponja de 10 anos encontra Patrick, Sandy, Lula Molusco, Plâncton e Seu Siriguejo pela primeira vez no acampamento mais louco da floresta de algas.


Já gerou alguma controvérsia entre os fãs de Bob Esponja, já que o criador do programa, Stephen Hillenburg, foi contra os derivados do desenho, especialmente aqueles que rejuvenesceriam os personagens.

E não é provável que Bob Esponja: O Incrível Resgate acalme os medos dos fãs ao reconstituir as histórias de fundo dos personagens para preparar o caminho para o prelúdio.

A preparação de uma nova série

Longe da trama principal, Bob Esponja: O Incrível Resgate efetivamente atua como um “piloto de backdoor” para Kamp Koral: SpongeBob’s Under Years. Em termos de TV, é um episódio de um programa estabelecido que apresenta os personagens ao público, antes que um derivado centrado nesses novos personagens seja lançado.

Embora todos nós conheçamos Bob Esponja, Patrick, Gary e companhia, Kamp Koral: SpongeBob’s Under Years mostrará os personagens amados como nunca os vimos antes.

O novo filme traz flashbacks dos dias de Bob Esponja no Acampamento Coral, para estabelecer essas versões mais jovens dos personagens, bem como o cenário principal do desenho.

Quando Bob Esponja chega em casa e encontra Gary “sequestrado” pelo Rei Poseidon, temos um breve flashback de quando ele conheceu Gary no acampamento, oferecendo-lhe um picles e estabelecendo um vínculo vitalício.

Exceto que não é bem assim que os fãs se lembrariam, já que no programa de TV foi revelado que Bob Esponja adotou Gary no abrigo de animais local.

É a primeira mudança em Bob Esponja: O Incrível Resgate que é usada para preparar o caminho para Kamp Koral: SpongeBob’s Under Years, com outras mudanças vindo em uma sequência no final.

Enquanto Sandy, Seu Siriguejo, Lula Molusco e Plâncton fazem um show elaborado para resgatar Bob Esponja, Patrick e Gary do Rei Poseidon, temos vários flashbacks de quando os vários personagens conheceram Bob Esponja no acampamento de verão e o impacto positivo que ele teve em suas vidas.

Então Patrick conhece Bob Esponja quando está com saudades de casa e Bob Esponja se oferece para ser seu amigo, enquanto Bob Esponja diz a Sandy que ela pode fazer o que quiser (inspirando sua vida posterior como cientista) e Lula Molusco recebe o prêmio de show de talentos de Bob Esponja (apesar do fato de que ele foi péssimo).

Para alguns personagens, uma história de fundo firme nunca foi estabelecida, mas Bob Esponja: O Incrível Resgate faz grandes mudanças no episódio da primeira temporada “Tea at the Treedome”, onde Bob Esponja conheceu Sandy pela primeira vez, e no episódio da segunda temporada “The Secret Box”, onde foi revelado que Bob Esponja e Patrick são amigos desde que eram bebês.

O produtor executivo Vincent Waller garantiu aos fãs que há “uma resposta” para as novas histórias de fundo que serão reveladas em Kamp Koral: SpongeBob’s Under Years.

Pode muito bem ser que haja uma razão lógica para tudo isso, ou pode apenas estabelecer que o cânone não é uma coisa importante no potencial universo estendido de Bob Esponja. Por enquanto, porém, os fãs podem ter que ignorar aqueles flashbacks e aproveitar o resto de Bob Esponja: O Incrível Resgate.

Bob Esponja vai ao ar na Nickelodeon, com alguns episódios também disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video.

O filme Bob Esponja: O Incrível Resgate já está disponível para assistir na Netflix.