Mesmo duas décadas depois do lançamento, Titanic ainda deixa um grande mistério. No fim do longa, há uma dúvida se Rose foi para o céu rever Jack ou se está simplesmente sonhando com o amor da vida dela.

No final de Titanic, a envelhecida Rose está deitada na cama dela. Ela fecha os olhos e volta no tempo.

A cena seguinte traz a jovem Rose no Titanic com Jack. Todos estão cercados pelos passageiros.


Desde o fim, fãs discutem sobre as duas possíveis interpretações. Porém, o final de Titanic pode ser bem definido.

Publicamente, James Cameron nunca quis contar qual é o final verdadeiro. O diretor até disse que queria que “o final fosse ambíguo”. Assim, cada espectador pode ter a própria interpretação.

Billy Zane, que estava em Titanic, até chegou a contar que James Cameron não comentou nem com o elenco sobre a interpretação correta do fim de Titanic. Porém, há uma pista que pode entregar a verdade.

A pista sobre o fim de Titanic

Como James Cameron não quer revelar a interpretação correta sobre o fim, há uma pista que pode indicar. Nesse caso, Rose estaria sonhando com Jack.

A pista está em uma marca icônica de Titanic. Trata-se da canção My Heart Will Go On, de Céline Dion.

Entre os lindos versos, a cantora recita sobre um sonho. “Todas noites em meus sonhos, eu vejo você, eu sinto você, e eu sei que é assim que eu sigo em frente”, afirma um dos trechos.

A canção se tornou parte essencial da experiência do Titanic. Assim, nela pode estar a verdadeira interpretação do fim.

De qualquer forma, como James Cameron bem disse, a verdade é que Titanic é um filme que deixa que cada espectador tenha a própria interpretação.

Titanic está disponível em plataformas digitais.