Atenção! Contém spoilers de Soul!

Lançado no final de dezembro, Soul já é considerado um dos melhores filmes da Pixar! O longa também é o mais maduro da plataforma, com uma trama recheada de simbolismo e questões filosóficas complexas – sempre adaptadas para uma audiência mais jovem.

Soul é ambientado em Nova York e acompanha a história de Joe, um talentoso pianista de jazz que tem a alma separada do corpo após um acidente. No elenco, grandes astros e estrelas como Jamie Foxx, Tina Fey e Angela Bassett.

Mesmo produzido para um público mais jovem, Soul conta com vários aspectos que provavelmente passam despercebidos pelos pequenos.


O site Looper listou os elementos de Soul que só são entendidos pelos adultos; confira abaixo!

Os sapatos

Em uma das primeiras cenas de Soul, o protagonista Joe corre pelas ruas de Nova York para participar de uma importante audição. O pianista passa por vários estabelecimentos, como um estúdio de yoga, uma livraria especializada em livros raros e uma sapataria chamada “Jimmy Shoes”.

Adultos rapidamente vão perceber que o nome da loja é uma referência à grife Jimmy Choo, uma marca de luxo especializada em sapatos e bolsas. A empresa foi fundada em 1996 pelo designer homônimo.

Catástrofe

Quando Joe tem a alma separada do corpo, é enviado para uma espécie de dimensão paralela, na qual almas se desenvolvem sozinhas. O meio de transporte do protagonista se enche de almas de uma hora para a outra, e a explicação pode ser bastante triste.

O fato de centenas de almas aparecerem do nada pode indicar que uma grande catástrofe aconteceu na Terra e foi responsável pela morte de inúmeras pessoas.

Os olhos das almas

Em Soul, a alma 22 é responsável por explicar a Joe as regras do novo mundo. A personagem de Tina Fey demonstra que os sentidos físicos não existem no pós-vida, e que almas podem ter qualquer tipo de corpo ou voz.

Sendo assim, por que várias almas do Grande Depois aparecem usando óculos? O senso de visão não é exatamente real, e por isso nenhum personagem precisaria dos acessórios.

Polêmica

Uma cena em especial de Soul está causando a maior polêmica com o público religioso! No momento em questão, Jerry conta para Joe que as pessoas não recebem suas almas exatamente no momento do nascimento.

A personagem dá a entender que os bebês ganham almas depois de nascerem. A pequena cena causou controvérsia com espectadores cristãos, já que muitos acreditam que a alma já está presente no útero – e na maioria das vezes utilizam esse raciocínio para impedir políticas pró-escolha.

O acidente

Uma estranha teoria afirma que toda a experiência de Joe no pós-vida foi na verdade um reflexo de uma perigosa lesão no cérebro, que teria acontecido quando o personagem sofreu seu acidente inicial.

De acordo com o Looper, muitos espectadores adultos interpretaram a trama de Joe como uma consequência de um severo coma cerebral. Joe provavelmente estava alucinando em uma cama de hospital, sem poder diferenciar a realidade da fantasia criada pelo próprio cérebro.

Soul está disponível no Disney+.