Contém spoilers!

O suspense da Netflix Abaixo de Zero está cheio de surpresas e reviravoltas, mas uma que pode não ser imediatamente óbvia à primeira vista é que o protagonista Martin está errado sobre o plano de fuga do condenado Rei.

Lançado na Netflix no final de janeiro de 2021, o suspense espanhol Abaixo de Zero logo saiu da obscuridade para se tornar o filme mais assistido em sua semana de estreia na plataforma de streaming.

É fácil ver o porquê, já que o enredo acelerado do filme combina ação tensa e um mistério inteligente com um drama de personagem interessante.


Não contente em focar apenas no simpático guarda prisional Martin, o herói ostensivo do filme, Abaixo de Zero também apresenta um elenco de fugitivos da prisão que são personagens interessantes e complexos por direito próprio e, apesar das probabilidades, mesmo o plácido assassino que os persegue acaba sendo um personagem fascinante e completo.

O filme combina cenas de ação tensas com flashes brutais de violência e, eventualmente, culmina em um final louco e controverso.

Com tantas voltas e reviravoltas, nem todos os pontos de trama complexos de Abaixo de Zero são imediatamente óbvios na primeira visualização.

Por exemplo, muitos telespectadores podem ter perdido o fato de que a afirmação bem-intencionada de Martin de que o plano de fuga de Rei não funcionaria está na verdade totalmente errada.

Martin afirma que o plano de Rei de subir no porão da van e desatarraxar a trava de segurança era impossível, alegando que se “fosse tão fácil, já estaríamos mortos”.

Mas a questão é que ele está realmente errado: sim, Rei morre logo após essa cena devido à pura coincidência quando Miguel bate com o caminhão no meio de seus esforços de desenroscamento, espetando assim o crânio do pobre Rei no parafuso.

Parece que Martin provou que estava certo pela morte súbita e horripilante quando Rei se juntou ao efêmero Rumano na contagem de corpos em rápida escalada do filme.

Mas se não fosse pelo momento infeliz da direção imprudente de Miguel, o plano de fuga do prisioneiro – a ideia em si, que Martin disse que não funcionaria – teria sido um sucesso, e não há como Martin poderia ter previsto exatamente quando Miguel precisaria bater taticamente o caminhão.

Errado sobre o plano de Rei

A fuga improvisada da prisão em Abaixo de Zero requer a habilidade atlética de Rei, o raciocínio rápido de Ramis e o apoio de Gollum, mas Martin avisa ao trio que eles não conseguirão sair dessa maneira.

Ele pode estar blefando e apenas esperando impedi-los de escapar, já que ainda quer transferi-los para uma nova prisão, mas neste estágio da ação, Martin parece ter abandonado a intenção inicial e está apenas fazendo tudo o que pode para escapar com sua vida.

Com isso em mente, é estranho que ele não concorde com o plano de Rei, já que, se não fosse por um azar, a fuga teria ocorrido sem problemas.

Claro, Nano, um adolescente psicopata estilo de Laranja Mecânica, está notavelmente quieto durante todo o intercâmbio, mas ele provavelmente está apenas esperando escapar dos holofotes agora que engoliu a chave que poderia ter deixado todo mundo sair.

O vilão de Abaixo de Zero pode acabar recebendo suas sobremesas justas no final brutal, mas se Martin tivesse seguido o plano de Rei, não haveria como saber se todo o derramamento de sangue posterior teria sido mesmo necessário.

No Brasil, Abaixo de Zero está agora disponível na Netflix.