Garfield é um personagem clássico que praticamente todo mundo conhece.

O personagem fez tanto sucesso nas tirinhas que sua marca se tornou multimídia. No cinema, Garfield teve dois filmes, tendo voz do astro Bill Murray, mas os longas não foram exatamente um sucesso com os críticos ou com os fãs.

Há duas coisas que todos sabem muito bem sobre o personagem: ele adora lasanha e odeia segundas-feiras.


Acontece que, nos últimos anos, começou a aparecer uma especulação de que Garfield despreza segundas-feiras porque foi nesse dia da semana que morreu James A. Garfield. Ele foi o 20º presidente dos Estados Unidos.

Dessa forma, seria uma referência curiosa de Jim Davis, o criador do personagem, para uma tragédia de um “Garfield” da vida real.

Ódio de segundas-feiras

Mas essa teoria realmente faz sentido? Em uma entrevista ao Huffington Post, o criador de Garfield revelou de uma vez por todas o porquê de o gato odiar tanto as segundas-feiras.

Como você poderia esperar, não, não é nada relacionado à morte de James A. Garfield.

Garfield não tem emprego, Garfield não vai à escola e todos os dias são iguais. No entanto, toda segunda-feira é apenas um lembrete de que sua vida é a mesma de sempre, vagando de novo e, por algum motivo, embora sua vida seja praticamente a mesma todos os dias, às segundas-feiras especificamente, coisas horríveis tendem a acontecer com ele fisicamente.”

Enquanto o mistério foi desvendado, o ódio de Garfield por segundas-feiras pode soar quase nostálgico para muitos fãs brasileiros.

No antigo Orkut, havia uma comunidade bastante popular chamada “Eu odeio segunda-feira”, inspirada em Garfield. A comunidade, é claro, era feita para os internautas expressarem seu ódio absoluto por esse dia da semana em particular.

Vale lembrar que um novo filme de Garfield está em desenvolvimento, contando com o diretor Mark Dindal (A Nova Onda do Imperador), mas ainda não há data de lançamento.