O medo pode ser um impedimento poderoso e eficaz. Ele impediu que vários personagens de todas as facetas da cultura pop perseguissem seus sonhos ou superassem obstáculos aparentemente intransponíveis.

Mas a manifestação mais prejudicial dessa emoção desagradável é quando os protagonistas temem a si mesmos. A Rainha Elsa de Frozen, da Disney, nasceu com um poder incrível que lhe garantiu a habilidade de controlar e conjurar gelo em várias formas.

Ela iria realizar alguns feitos inspiradores que lhe permitiram criar um palácio de gelo do nada e domar o mítico espírito da água de Nokk após uma batalha feroz e quase fatal.


Mas ela foi ensinada desde cedo a temer e suprimir seus poderes inerentes, uma decisão motivada por uma circunstância infeliz quando ela acidentalmente feriu sua irmã Anna. Agora, uma nova versão de Elsa surgiu no universo de Star Wars.

Escrita por Daniel Jose Older com arte de Harvey Tolibao, Star Wars: The High Republic Adventures #1 revela uma jovem chamada Zeen Mrala nascida com uma incrível sensibilidade à Força, um fenômeno que ela aprendeu a temer e desconfiar desde cedo.

Todos ao seu redor estão desencorajados de sentir a Força, então manejá-la está fora de questão. O medo de seu povo influencia Zeen a tal ponto que seu corpo inerentemente experimenta repulsa quando a Força borbulha dentro dela.

Mas, assim como Elsa, que comparou seus poderes a uma tempestade violenta, Zeen está tão oprimida por quanto a Força consome e quer se libertar dela que ela compara isso a um oceano enorme e selvagem.

Zeen logo chega a uma encruzilhada quando grandes pedaços de destroços em chamas vêm voando do céu em direção a seu planeta.

No início, ela opta por suprimir seu poder assim como Elsa fez, mesmo que isso pudesse levar à destruição de seu mundo. A devastação que inevitavelmente se segue é notável à medida que os edifícios desabam ao seu redor em meio ao caos.

Mas vendo um grupo de Jedi vindo em seu auxílio utilizando a Força, Zeen percebe que esse poder pode ser usado para o bem e libera o dela de uma forma incrível, especialmente para alguém que lutou com a Força por tanto tempo.

Jornadas parecidas

Felizmente para Zeen, ela chega a essa conclusão muito mais rápido do que Elsa e opta por não se separar do resto do mundo, uma vez que ela aceita seu destino.

Quando Elsa finalmente abraça seus poderes, ela se isola no que só pode ser visto como sua própria Fortaleza da Solidão e não exerce seus poderes para ajudar os outros até muito mais tarde em Frozen II (além de terminar o inverno que ela mesma criou no filme original).

Zeen pode ter a sorte de chegar a um acordo sobre os poderes dentro dela tão cedo na vida, mas ela corre o risco de perder seu melhor amigo como resultado, que está obviamente zangado e enojado com Zeen por possuir e esconder essas habilidades dele.

Se Zeen tiver a infelicidade de perder seu amigo mais querido e próximo, espera-se que os Jedi a abracem como Anna e o povo de Arendelle aceitam a Rainha Elsa em Frozen.

Star Wars: The High Republic Adventures #1 já está disponível nos Estados Unidos.