Aqui está o que aconteceu com um dos personagens coadjuvantes mais amados de Os Simpsons, Troy McClure (dublado por Phil Hartman no original). Você deve se lembrar de Troy de episódios de Os Simpsons como “Um Peixe Chamado Selma”, onde ele casou-se com a irmã de Marge, Selma Bouvier (Julie Kavner), para reviver sua carreira paralisada no show business.

Agora que as primeiras trinta temporadas de Os Simpsons estão disponíveis para transmissão no Disney+, os fãs podem curtir a carreira de Troy novamente – até que ele seja eliminado da série.

Troy McClure era um ator de Hollywood que teve seu apogeu na década de 1970, estrelando diversos filmes. Infelizmente, sua “anormalidade romântica” – uma atração sexual por peixes – tornou-se conhecida publicamente, o que acabou com sua carreira.


No momento da estréia de Os Simpsons, Troy estava morando em Springfield, onde apresentava uma série de infomerciais noturnos e vídeos educacionais. A primeira aparição de Troy foi no episódio da segunda temporada de Os Simpsons, “Homer contra Lisa e o 8º Mandamento”, e ele foi um personagem recorrente e popular até seu episódio final na décima temporada, “Bart, a Mãe”.

A razão comovente para Troy, assim como o infeliz advogado Lionel Hutz, ter saído de Os Simpsons é porque seu dublador, Phil Hartman, foi tragicamente assassinado. Em 27 de maio de 1998, Hartman foi morto a tiros por sua esposa Brynn após uma discussão acalorada.

Brynn era alcoólatra, usara cocaína e tomara Sertralina antes de matar Phil e depois tirar a própria vida. Phil Hartman era um membro extremamente popular do elenco no Saturday Night Live, que era conhecido como um “homem utilitário” capaz de interpretar vários personagens como Frank Sinatra e Telly Savalas.

Em Os Simpsons, Hartman foi uma estrela convidada reverenciada que apareceu em 52 episódios e deu voz a outros personagens como Tom, o “irmão maior” de Bart no episódio “Os Irmãos do Mesmo Planeta” da quarta temporada de Os Simpsons. O papel de Tom foi originalmente escrito para Tom Cruise, mas Hartman interveio quando a estrela recusou o papel.

Hartman também foi escalado como Zapp Brannigan em Futurama antes de sua morte. Billy West acabou assumindo o papel.

É claro que Troy McClure é mais lembrado por “Um Peixe Chamado Selma”, um episódio que mostrou o talento de Hartman, incluindo o canto. Graças ao seu casamento (com uma mulher) que revigorou sua carreira, Troy foi escalado por seu agente McArthur Parker (Jeff Goldblum) em um novo musical.

Antes de sua morte, Hartman esperava estrelar um longa-metragem em live-action de Troy McClure, mas acabou não acontecendo. Segundo o criador de Os Simpsons, Matt Groening, a ideia “nunca passou de puro entusiasmo”.

Como Krusty, o Palhaço, Troy forneceu um poder estelar local a Springfield como uma das celebridades residentes da cidade e ele era um excelente veículo para explorar o lado mais infeliz da fama e fortuna. Ironicamente, Troy também foi procurado como mestre de cerimônias para funerais e organizou cerimônias.

Após a morte de Phil Hartman, Troy McClure, Lionel Hutz e seus inúmeros outros personagens foram respeitosamente aposentados e sua ausência foi sentida em Os Simpsons desde então – mas pelo menos os fãs podem reviver os dias de glória de Troy McClure sempre que quiserem no Disney+.